domingo, 28 de fevereiro de 2010
Análise Transacional e a Prática Zen Budista
A Sanga Soto Zen Budista Águas da Compaixão realiza a continuação do Curso Especial: Análise Transacional e a Prática Zen Budista, sob a orientação da psicoterapeuta Miriam Cibreiros e da Monja Isshin Havens, orientadora espiritual da Sanga. O curso ocorrerá nos dias 20 e 21 de março de 2010 no Jisui Zendô – atualmente com atividades no Espaço Dojinmon, à rua Portugal, 733 – Bairro Higienópolis.
Este módulo do curso tem como foco o estudo do conceito de “carícias” (strokes, em inglês), que se refere às maneiras que utilizamos para comunicar o reconhecimento de uns para os outros. Segundo Kertész, “carícias são estímulos sociais dirigidos de um ser vivo a outro, o qual, por sua vez, reconhece a existência daquele”.
As carícias, ou strokes, podem ser condicionais, baseadas no que fazemos ou possuimos, ou incondicionais, baseadas no que somos. Elas podem ser negativas, como nos casos da rejeição, e crítica depreciativa, ou positivas, como na aceitação, aprovação, apoio, e crítica positiva.
Desde criança nós aprendemos a chamar a atenção dos outros para obtermos reconhecimento. Algumas pessoas aprendem a construir sua vida para receber Carícias Positivas, porém outras aprendem a destruir seu potencial e suas relações para seguir um padrão de Carícias Negativas da infância.
Mudar o padrão de Carícias é mudar a vida.
Neste segundo módulo do Curso de Análise Transacional e a Prática Zen, estaremos verificando os tipos de carícias que buscamos nas nossas vidas, devido aos nossos condicionamentos do passado. Com o estudo e as vivências, teremos um espaço para reconhecer o padrão de Carícias que estamos vivendo, o significado, e o valor deste padrão. Compartilharemos novas maneiras de dar e receber amor, aceitando e nos permitindo o risco da mudança.
E aliaremos a essa perspectiva, o aprofundamento do estudo sobre a questão “quem ou o que sou eu” do Zen e a nossa “inter-conexão” com os outros – o Refúgio da Sanga (Comunidade Budista). Vamos refletir sobre com o nosso padrão de Carícias afeta a nossa prática Zen e o nosso relacionamento com os integrantes da Sanga, entendendo-a como comunidade de praticantes, e como sociedade em geral.
O Curso está aberto a todos os interessados, independentemente de terem participado do primeiro módulo ou não.
Data: 20 e 21 de março de 2010, sábado e domingo
Local: Sanga Águas da Compaixão – Jisui Zendô – Espaço Dojinmon
R. Portugal 733 – Bairro Higienópolis – Porto Alegre (como chegar)
Contribuição mínima: R$ 200 (não-cotistas das Sangas)
R$ 100 (cotistas)
Facilitadoras:
Miriam Cibreiros, psicóloga, mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Membro Clínico Certificado da UNAT-Brasil (União Nacional de Analistas Transacionais) e da ALAT (Associação Latino-Americana de Análise Transacional). Formação em Síntese Transacional pela Universidade Holística Internacional de Brasília – Unipaz.
Monja Isshin, ordenada na tradição Soto Zen de Budismo e discípula de Saikawa Roshi, superior-geral da Escola Soto Zen na América do Sul, realizou o seu treinamento no mosteiro feminino de Nagoya, Japão durante 4 anos, com treinamento avançado nos Estados Unidos durante 1 ano (Zen Center de Los Angeles e Zen Mountain Monastery de Mt. Tremper, Nova Iorque). Treinou mais um ano em São Paulo como assistente da Monja Coen no Zendo Brasil antes de se mudar para Porto Alegre no final de 2006. É orientadora espiritual das Sangas Águas da Compaixão, Aikikai e Energia Harmoniosa em Porto Alegre e do Zendo Virtual na Internet.
Mais informações:
http://monjaisshin.wordpress.com/
http://aguasdacompaixao.wordpress.com/
http://zendovirtual.wordpress.com/
http://interconexao.wordpress.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário