sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Queimar sozinho
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Para sair siga a correnteza
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Praticando além do eu
Mutuca
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
AVISO
Comunidade Zen Buddhista de Florianópolis.
Em virtude do Sesshin de Carnaval (21 à 25/02), não haverá prática neste período. Retornaremos as atividades no próximo sábado (28/02) às 19:30h.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Ouvir a voz do vale
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Mãos
...
Não há outra espiritualidade
Do que viver coerente
Valores, princípios
Profundos da gente
Amor liturgia
Incondicional
Sem cobrança
Transforma em bem todo o mal
...
Ama a si mesma mulher brasileira
Não permite o abuso, a violência
Encontra meios expedientes
Sem cólera
Sem raiva,
Sem rancor
Afasta essa dor
Ensina os meninos
A compartilhar
Trabalhos de casa, crianças a educar
Mulheres e homens em parceria
Construindo uma nova maneira de ser
Viver
Harmonia
Compartilhamento
Cuidado
Ternura
...
Monja Coen
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Aprendendo a ficar
Como espécie, nunca deveríamos subestimar nossa baixa tolerância ao desconforto. A novidade é que podemos utilizar o encorajamento para ficar com nossas vulnerabilidades. A meditação sentada, também conhecida como prática da "atenção-consciente" , é o fundamento do treinamento do bodhichitta* *. É a base natural, o solo pátrio do guerreiro-bodhisattva.
A meditação sentada cultiva a bondade amorosa e a compaixão, as qualidades relativas do bodhichitta* *. Ela oferece uma maneira de nos aproximarmos de nossos pensamentos e emoções e de entrarmos em contato com nossos pensamentos e emoções e de entrarmos em contato com nosso corpo. É um método para cultivar a amizade incondicional para com nós mesmos e para descerrar a cortina de indiferença que nos distancia do sofrimento dos outros. É o nosso veículo para aprendermos a ser uma pessoa verdadeiramente amorosa.
Gradualmente, através da meditação, começamos a notar que existem brechas em nosso diálogo interior. Experimentamos uma pausa, em meio à nossa contínua conversa com nós mesmos, como que acordando de um sonho. Reconhecemos a nossa capacidade de relaxar na clareza, no espaço e na consciência ilimitados que já existem em nossa mente. Experimentamos momentos de estar presente, exatamente aqui, que percebemos como simples, direto e organizado.
Essa volta ao exato momento da nossa experiência é treinamento no bodhichitta* * incondicional. Por simplesmente estarmos aqui, relaxamos mais e mais, na dimensão aberta de nosso ser. Sentimos como se estivéssemos saindo de um mundo de fantasia e descobrindo a verdade pura e simples.
** Bodichitta: Chitta significa "mente" e, também, "coração" ou atitude". Bodhi significa " desperto", "iluminado" ou completamente aberto. Bodichitta "coração e mente completamente abertos".
domingo, 8 de fevereiro de 2009
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Caminhada Zen
Convido todos a se lançarem nesta aventura! Sairemos no próximo dia 15 do alto da Serra da Cantareira, extremo norte, limite de municípios entre São Paulo e Mairiporá e chegaremos, no dia seguinte à grande água, o lago formado pela Represa Billings, ao sul da capital. Serão aproximadamente 10 horas de caminhada, percorrendo 40 quilômetros, com uma parada no centro da cidade para meditar e dormir.Veja abaixo o roteiro preliminar:DIA 14 SAB FEV - 20,8 km, 5 horas de caminhadaLimite de município Mairiporã/São PauloAlto da Serra da CantareiraParque do Horto FlorestalSantanaCampo de MarteRio TietêBom RetiroParque da Luz/Estação da LuzVale do AnhangabaúPraça da SéLiberdadeChegada no HotelPrática da meditação vazia (zazen) no templo Zen-budista BusshinjiJantarPernoite HotelDIA 15 DOM FEV - 22,6 km, 5 horas de caminhadaCafé da manhã HotelAclimaçãoParque da AclimaçãoCursinoParque do EstadoLimite de município São Paulo/DiademaRodovia dos ImigrantesJardim OféliaRua do Mar PaulistaLago da Represa BillingsQuando caminhamos, caminhamos com o corpo inteiro. Todo o corpo é a expressão da nossa relação com o universo, do dedinho do pé à nossa mente mais ampla.O caminho se expressa no caminhar.Abraços,Bruno Mitih 11 8316 1867 11 2157 4497 • http://www.mitih.com.br