segunda-feira, 10 de agosto de 2009

História Buddhista

Durante a geração que precedeu a vinda do Buddha Sãkyamuni na terra, muitos cidadãos do clã sãkya foram brutalmente massacrados pelo malvado rei Virûdhaka, o assim chamado " Rei Cristal". Porque tal evento terrível ocorreu? Bem, aconteceu que perto de Kapila, a cidade Sãkya na qual o Buddha nasceu, havia um grande lago e nas margens desse lago havia uma pequena vila. Ninguém se lembrava do nome da vila. Certo ano, uma grande seca ocorreu. A colheita se perdeu e os moradores do vilarejo não podiam encontrar nada para fazer a não ser matar e comer os peixes que viviam nesse lago. Eles pegaram todos os peixes, exceto um. Este último peixe foi capturado por um garoto que brincava com a pobre criatura balançando-a pela sua cabeça. E era isso que o garoto fazia quando os moradores viram o peixe, o pegaram e o mataram .
Então, as chuvas chegaram novamente e a vida de todo o reino voltou ao normal. As pessoas se casaram e tiveram filhos. Uma dessas crianças era Siddhãrtha, o Buddha, que nasceu na cidade de Kapila, perto da vila e perto daquele lago. Siddhãrtha cresceu, pregou o Dharma, conquistando muitos seguidores. Entre eles estava o rei de Srãvasti, o rei Prasenajit. Este rei casou-se com uma moça sãkya e os dois tiveram um filho, o príncipe Virûdhaka, "O Rei de Cristal". A dupla real decidiu educar o príncipe em Kapila, a cidade do Buddha. No começo tudo estava bem. O príncipe era um garoto saudável e logo se tornou bastante forte e agradável. Mas, antes que estivesse pronto para entrar na escola, um evento inesperado ocorreu! Aconteceu que certa vez, durante a ausência do Buddha de Kapila, o jovem príncipe subiu no Venerável Assento do Buddha e começou a brincar. Ele não queria fazer nenhum mal - era apenas uma criança brincando. Mas, ah! Os concidadãos do Buddha viram o príncipe brincando nesse lugar sagrado e ficaram muito raivosos, repreendendo o príncipe, tirando-o da cadeira, humilhando-o e punindo-o. Como pode criança entender a tolice desses fanáticos? Nem mesmo os adultos podem compreender. Isso era realmente muito misterioso. O tratamento duro serviu apenas para tornar o príncipe mais amargo e ser a causa de seu ódio por todas as pessoas do clã sãkya. Foi o tratamento duro que o colocou na carreira de crueldade e vingança. Finalmente, o príncipe matou seu próprio pai e ascendeu ao trono se Srãvasti. Então, como rei Virûdhaka, o Rei de Cristal, ele finalmente foi capaz de empreender sua vingança contra o clã sãkya. Liderando seus próprios soldados, ele começou o ataque à cidade de Kapila.
Quando os concidadãos do Buddha vieram a este para contar sobre o iminente massacre eles o encontraram sofrendo de uma terrível dor de cabeça. Eles lhe imploraram para que interviesse e resgatasse o povo de Kapila do ataque brutal de Rei de Cristal, mas Buddha, com muita dor, recusou-se a ajudar. "Um karma fixado não pode ser mudado", ele disse.
Os concidadãos, então, se voltaram para Maudgalyayana, um dos discípulos mais poderosos do Buddha, e imploraram por sua assistência. Ele ouviu a sua triste reclamação e, movido pela piedade, decidiu ajudar os cidadãos de Kapila. Usando de suas habilidades sobrenaturais Maudgalyayana estendeu a sua tigela miraculosa para o reino Sãkya ameaçado, e permitiu que quinhentos deles subissem na tigela. Então, ele levantou a tigela, alto no ar, pensando que os tinha levado para a segurança. Mas, então, quando ele baixou a tigela, os quinhentos homens tinham se transformado numa piscina de sangue.
A avassaladora visão alarmou todo mundo, tanto que Buddha decidiu revelar a história de seus ancestrais: aqueles moradores do vilarejo que tinham matado todos os peixes durante a seca.
"Este grande exército de soldados que agora atacam Kapila eram antes aqueles peixes", ele explicou. "As pessoas de Kapila que estão sendo agora massacradas eram as pessoas que mataram aqueles peixes. O Rei de Cristal, ele mesmo, era aquele último grande peixe. E quem vocês acham", o Buddha perguntou, segurando um pano frio na sua testa, "era o garoto que balançava o peixe sobre sua cabeça?"
Assim, por terem matado o peixe, as pessoas sofreram a morte, e por ter machucado a cabeça do peixe o Buddha foi, então, amaldiçoado agora com uma terrível dor de cabeça. E o que dizer sobre Virûdhaka, o Rei de Cristal? Naturalmente, ele renasceu no inferno.

Nuvem Vazia -
Os Ensinamentos Zen de Hsu Yun - Ed. Nalanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário