Muitos de nós preferem práticas que não lhes causem desconforto e, no entanto, ao mesmo tempo, desejamos ser curados. Mas o treinamento do bodhichitta* não funciona dessa maneira. Um guerreiro aceita que nunca podemos saber o que irá acontecer conosco em seguida. Podemos tentar controlar o incontrolável, tentando encontrar segurança e previsibilidade, sempre na esperança de ficarmos confortáveis e seguros. Mas, na verdade, nunca podemos evitar a incerteza. Esse não-saber é parte da aventura e é, também, o que nos faz ter medo.
O treinamento do bodhichitta* não oferece a promessa de finais felizes.Em vez disso, esse "eu" que deseja encontrar segurança - que quer algo a que se agarrar - pode, finalmente, aprender a crescer. A questão central do treinamento do guerreiro não é de como evitamos a incerteza e o medo, mas de como nos relacionamos com o desconforto. Como é que praticamos com a dificuldade, com as nossas emoções, com os embates imprevisíveis de um dia normal?
Pema Chödrön -
Os lugares que nos assustam - Ed Sextante
* Bodichitta: Chitta significa "mente" e, também, "coração" ou atitude". Bodhi significa " desperto", "iluminado" ou completamente aberto. Bodichitta "coração e mente completamente abertos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário