terça-feira, 8 de setembro de 2009
Natureza-Buda
Foto: Diario de Uma Monja - Coleção Daidóji
No Parinirvana Sutra, Xaquiamuni Buda disse: todos os seres têm Natureza-Buda. “Todos os seres” significa não apenas os seres humanos, mas também animais e plantas, e até mesmo objetos inanimados.
Natureza-Buda é outro nome para todas as existências nesse mundo.
...
Dogen Zenji, famoso Mestre Zen japonês do século XIII, interpretou essa frase do Parinirvana Sutra da seguinte forma: todos os seres são a própria Natureza-Buda e nada mais. Portanto, não é uma questão de ter ou não ter. É importante simplesmente perceber que todas as existências são Natureza-Buda.
...
O Terceiro Ancestral do Darma, Ganchi, escreveu na sua obra Acreditando na Mente: “é perfeita; sem nenhuma deficiência e sem nada supérfluo”. ... Todas as existências são perfeitas como são.
...
“Todos os seres são primordialmente Buda” significa, realmente, esta perfeição. Quando uma pessoa compreende verdadeiramente isto, nunca terá qualquer razão para reclamar ou ficar descontente. Porque então, não importa em qual situação a pessoa se encontra, ela pode viver a paz completamente, com gratidão de poder trabalhar pelos outros.
Esta devoção é a vida de Buda, e aprender isto é a vida do budista.
...
Do ponto de vista budista tudo tem vida. Ou podemos dizer: tudo nada mais é que a vida, a vida sendo denominada Natureza-Buda. Assim é dito: todas as existêmcias são a própria Natureza-Buda. Assim é dito: todas as existências são a própria Natureza-Buda.
...
Mestre Zen Hakuun Yasutani –
Oito Aspectos No Budismo – ZendoBrasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário