sábado, 30 de janeiro de 2010

A Faculdade da Dúvida


Foto: Michel Seikan


A segunda definição da mente nas escrituras yogues é que a mente é a faculdade da dúvida. A mente, sendo um fluxo de pensamentos, sempre cria confusão. A mente humana comum está sempre confusa sobre o que deveria ou não fazer. Ela não pode decidir-se sobre o que é bom ou mau. A mente vive na confusão. Ela ama a confusão. Se não houver nenhuma confusão, lembre-se então que você não é uma pessoa com uma mente comum, sua mente está filtrada. Sua mente é pura.

A mente pura está livre da confusão. Sabe o que fazer, o que pensar, o que dizer com completa clareza, não há nenhuma confusão. Eu estou convencido. Eu estou bem convencido do que penso, do que falo, do que faço . Se a mente estiver nesse estado, essa mente não é comum, ela é mais do que isso. Então, as pessoas comuns, estão sempre na confusão. Elas não estão certas sobre o que estão fazendo ou o que estão pensando. Por exemplo, muitas pessoas não têm nem mesmo certeza sobre o motivo pelo qual vieram aqui. Eu frequentemente pergunto em palestras públicas porque as pessoas vieram. Elas frequentemente foram a muitas outras palestras e a outros lugares mas, se elas foram a essas, porque vêm agora e estão aqui. Se você tiver realmente uma mente desobstruída, então você não se moverá de um lugar para o outro. Ao invés disso você dirá a si mesmo, "Minha mente está firme. Eu sei isso, eu farei isso." Muitas pessoas me pedem para explicar sobre outras técnicas mas eu não posso. Eu não sei nenhuma técnica exceto a técnica que eu aprendi de Baba. Nada além. Nada mais. Aquilo que Baba me ensinou, essa eu sei bastante. Então, este bastante eu fiz e através disto eu consegui muitas coisas. Eu não necessito ir em lugar algum para ganhar alguma coisa. Tudo que ele me ensinou é o bastante e eu pratiquei. Esteja certo sobre o que você necessita.

A mente ama a confusão. Ela vive na confusão. Se a confusão se for, a mente não está lá. Então, a mente é a faculdade da dúvida na pessoa. Quando há uma dúvida dentro de você, lembre-se que é a mente que está criando a dúvida.



palestra proferida por Paramahamsa Prajñanananda em 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário