Na Bíblia Jesus disse que onde há um tesouro lá está sua mente. Isto significa que se você olhar aonde sua mente está mais freqüentemente focalizando, você verá do que você gosta mais e do que é mais valioso para você. Analise sua mente e observe que tipo de pensamento predomina em você, que tipo de pensamento está vindo a você repetidas vezes. Na vida espiritual, a auto-análise é necessária porque revela que tipo de mente nós temos. A mente comum move-se para fora mas uma mente controlada permanece quieta. A mente comum move-se para fora em direção aos objetos dos sentidos - através dos sentidos porque nós pensamos que os objetos dos sentidos são agradáveis.
Uma criança gosta de comer chocolate, por exemplo. O chocolate é uma grande coisa para ela. Ela o ama. Mas se você lhe der um chocolate ela fica feliz, dois chocolates a fazem muito mais feliz, três chocolates e sua felicidade diminui. Após quatro chocolates ela pode não gostar e talvez, após o quinto chocolate, ela apenas o jogará fora. Se houvesse felicidade no chocolate ela poderia ter aceitado chocolate em qualquer quantidade, mais e mais e mais... mas na economia há uma lei, a Lei da Diminuição da Utilidade Secundária - e assim é com chocolate. Se não há nenhuma felicidade no chocolate então por que os chocolates são atrativos para ela? Por que escolheu o chocolate? Se não havia nenhuma felicidade no chocolate como ela pode encontrar a felicidade anteriormente? A felicidade não estava no chocolate. A felicidade estava dentro, mas ela sobrepôs o pensamento da felicidade no chocolate. Ela pensou que se comesse o chocolate, seria feliz.
Se você olhar para sua própria vida, determinadas coisas eram muito agradáveis para você em horas específicas, mas quando você cresceu um pouco mais, elas tornaram-se menos atrativas. Por exemplo, quando você era um menino ou uma menina, você teve um brinquedo; você deu-lhe um nome, beijou-o, dormiu com ele e talvez pensou que ele era seu amigo. Aqueles brinquedos eram tão caros para você, mas quando você cresceu um pouco mais, os brinquedos não eram mais especiais e você não tinha mais nenhuma alegria ao ver seus brinquedos velhos porque você tinha encontrado uma coisa mais agradável e foi atraído para ela. Talvez você tenha gostado uma vez de livros de figuras, ou de colorir.
Quando você cresceu você pode ter apreciado ler um livro e então você preferiu se socializar com amigos. Desta maneira se você analisar sua vida, as coisas que eram um dia agradáveis não o são mais hoje. Por que? Porque você cresceu.
Você adquiriu um pouco de maturidade. Se um menino de quinze anos viajar com um brinquedo, alguém pensará que não ele não está crescendo. Ele pode ser fisicamente maduro mas mentalmente ele não está crescendo. Ele ainda se comporta como uma criança, imatura. A maturidade física não é bastante; nós necessitamos de maturidade mental.
por Paramahamsa Prajñanananda
Por "coincidência", ontem fiz contato com a minha mente crística, e foi revelador.
ResponderExcluirObrigada Sodô.
Rosana.