terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Treine sua mente
Para treinar sua mente, você necessita de um guia que saiba como treinar. Na vida espiritual, os mestres espirituais são os guias e podem mostrar-nos como controlar a mente, assim como nós necessitamos de um instrutor para nos ensinar a dirigir um carro.
A mente é o fluxo dos pensamentos. Lembre-se desta definição. Um pensamento não é mente. Suponha que você tem um pensamento, "vir ao ashram," este é o seu pensamento. É um pensamento, ele não é a mente. Uma linha não é um pedaço de pano. Ela se transforma de um monte de linhas para um pedaço de pano ou de um lenço, quando é tecida de uma maneira especial. A mente é um fluxo de pensamentos relacionados uns com os outros. Um pensamento geralmente não é seguido de um pensamento não relacionado. Não, eles são geralmente ligados. Quando você medita, se você tiver atenção, você pode facilmente saber. Suponha que você lembre que não fez algum trabalho. Então você pensa que se não o fizer hoje não terá tempo amanhã e que deve fazê-lo agora. Então você pensa que pode fazê-lo após a meditação. E então você pensa que talvez possa fazê-lo agora mesmo, e pode terminar a meditação imediatamente. E assim vai. Então a mente é um fluxo de pensamentos, assim como um rio é um fluxo de água.
Há outro paralelo entre a mente e a água. Você pode olhar a água e saber se a água é boa ou não, se você quer bebê-la, ou nadar nela. Similarmente, você pode avaliar a qualidade do pensamento que flui dentro de você.
Os iogues eram grandes psicólogos. Eles disseram que se você quisesse mudar sua vida, só precisaria tomar conta de sua mente e tudo o mais conseguido. Se você quiser ser livre, tome cuidado com sua mente. Sua mente o libertará e se qualquer coisa for um obstáculo em sua vida, isto não é nada mais que a sua mente. A mente pode ser muito útil na sua vida, mas também pode ser a causa de caos. Saiba o que a sua mente é e use-a muito sabiamente. Quando você tem um carro, você sabe usá-lo. Entretanto, se você me der um carro, eu não sei usá-lo. Eu posso precisar de alguém que possa me ajudar ou que possa dirigir para mim. Então conheça sua mente e use-a, então você alcançará o destino.
Para conhecer a sua mente você necessita da auto-análise, do auto-questionamento, e da introspecção. Analise que tipos de pensamentos lhe estão vindo muito freqüentemente. Por exemplo, um discípulo da França foi a Índia. Antes de retornar, ele me disse que estava desesperado para comer salada porque na Índia não pode encontrar a salada Ocidental. Quando chegou a França ele comeu somente salada no almoço e no jantar porque ele sentia uma necessidade desesperada dela.
Você deve saber duas coisas quando você quer compreender e controlar sua mente. Uma é saber a qualidade dos pensamentos; que tipo de pensamentos lhe estão vindo constantemente. Se são bons, os pensamentos inspiradores estão vindo-lhe repetidas vezes, então você é uma pessoa altamente elevada; não somente pode inspirar a você mesmo, você pode inspirar outras pessoas.
Agora o segundo é a quantidade de pensamentos. Quão freqüentemente os pensamentos estão vindo até você, um após o outro. Assim a qualidade do pensamento e a quantidade do pensamento determinam o estado de sua mente.
Eu já disse que a mente é o fluxo dos pensamentos. As pessoas inteligentes regulam o fluxo, mas as pessoas comuns nadam e flutuam, seguindo o fluxo. Agora com este exemplo da água e do rio você pode facilmente saber o quanto você perde se você não regular a água no rio. Este fluxo da água em um rio é contínuo da nascente ao oceano. Se você souber obstruir o rio com uma represa, você pode irrigar, fazer eletricidade e controlar o nível do rio.
A mente é um presente natural de Deus. Se você for sábio bastante, então você pode facilmente regular sua mente e pensamentos e tornar sua mente útil não somente para você mesmo, mas também para outros. Mas, se você não souber regular a mente, a mente simplesmente seguirá flutuando. Você desperdiçará sua vida. Assim como podemos remover do rio a poluição, você pode regular sua mente e torná-la livre de poluição. A mente que Deus lhe deu permanece limpa, não utilizada.
por Paramahamsa Prajñanananda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário