A mente comum, imatura, é guiada por gostos e aversões. Os gostos e aversões são descritos no Yoga Sutra de Patañjali. Estas atrações e repulsões podem causar problemas em família. Por exemplo, o marido quer ler e a esposa quer dormir. O marido quer ligar a luz, a esposa quer a luz desligada, para ela poder dormir. Há um conflito entre gostos e aversões. Então o que fazer? Por que estes gostos e aversões estão aparecendo dentro de nós? Como nós herdamos isso? Como poderíamos sentir que algo é agradável? É por causa de nossa associação e do ambiente.
No ambiente onde nós crescemos, nós víamos que todos tinham alguma coisa - um carro, uma casa, um refrigerador - e nós pensamos que nós devemos ter também. Nós vamos imaginar o que os outros pensarão se nós não tivermos estas coisas.
A segunda causa dos gostos e aversões é associação. Nós provamos algo e encontramos algum prazer nisso e desenvolvemos o gosto para isso. Por exemplo, os Ocidentais que vão a Índia no começo acham a comida muito condimentada e muito apimentada. Mas, mais tarde eles adquirem o gosto para ela e gostam dela. Eu me lembro de um menininho austríaco que vivia em Nova Deli. Sua família nos visita frequentemente no ashram de Viena. Uma vez eu lhe perguntei se ele preferia a comida indiana ou a comida européia. Ele respondeu que gostava da comida indiana. Sua mãe disse que, mesmo quando fazia alguma massa ela tinha que adicionar algum tempero indiano porque ele gostava. Ele gostava da comida condimentada e apimentada por que a comia repetidas vezes.
Este processo não se limita às coisas materiais. Algumas pessoas gostam do inverno e não gostam do verão enquanto outros gostam do verão e odeiam o inverno. Quando você vive no mundo, o inverno e o verão chegarão quer você goste ou não. Isto acontece com indivíduos também - nós gostamos de alguns e não gostamos de outros. Entretanto, uma pessoa é liberta quando está livre do gosto e da aversão.
Se você quiser a maturidade mental, analise sua mente e treine sua mente. Para o crescimento físico, nós não temos que fazer muito esforço. Nós nos alimentamos, fazemos um pouco de exercício e o corpo cresce; é uma tendência natural. Mas para que a mente cresça ela necessita de um pouco de treinamento e uma mente treinada é uma mente madura. Uma mente não treinada é a causa de muitos problemas na vida. E lembrem-se, nada além desta mente é a causa do aprisionamento e da liberação.
por Paramahamsa Prajñanananda
Certa noite sonhei que estava presa numa jaula, e lá eu me debatia para tentar sair. Queria encontrar a chave da porta desesperadamente. Depois de ter o corpo machucado, por muito me debater de encontro às grades, aquietei e percebi que a porta não estava trancada.
ResponderExcluirAcordei e o meu dia iniciou com uma imensa sensação de liberdade.
Sempre grata.
Rosana.