Como espécie, nunca deveríamos subestimar nossa baixa tolerância ao desconforto. A novidade é que podemos utilizar o encorajamento para ficar com nossas vulnerabilidades. A meditação sentada, também conhecida como prática da "atenção-consciente" , é o fundamento do treinamento do bodhichitta* *. É a base natural, o solo pátrio do guerreiro-bodhisattva.
A meditação sentada cultiva a bondade amorosa e a compaixão, as qualidades relativas do bodhichitta* *. Ela oferece uma maneira de nos aproximarmos de nossos pensamentos e emoções e de entrarmos em contato com nossos pensamentos e emoções e de entrarmos em contato com nosso corpo. É um método para cultivar a amizade incondicional para com nós mesmos e para descerrar a cortina de indiferença que nos distancia do sofrimento dos outros. É o nosso veículo para aprendermos a ser uma pessoa verdadeiramente amorosa.
Gradualmente, através da meditação, começamos a notar que existem brechas em nosso diálogo interior. Experimentamos uma pausa, em meio à nossa contínua conversa com nós mesmos, como que acordando de um sonho. Reconhecemos a nossa capacidade de relaxar na clareza, no espaço e na consciência ilimitados que já existem em nossa mente. Experimentamos momentos de estar presente, exatamente aqui, que percebemos como simples, direto e organizado.
Essa volta ao exato momento da nossa experiência é treinamento no bodhichitta* * incondicional. Por simplesmente estarmos aqui, relaxamos mais e mais, na dimensão aberta de nosso ser. Sentimos como se estivéssemos saindo de um mundo de fantasia e descobrindo a verdade pura e simples.
** Bodichitta: Chitta significa "mente" e, também, "coração" ou atitude". Bodhi significa " desperto", "iluminado" ou completamente aberto. Bodichitta "coração e mente completamente abertos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário